Pesquisar Neste Blog

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Trabalho de História


Sans-Cullotes:

expressão sans-cullotes tem origem francesa e era utilizada para quem não utilizava um tipo de calça curta típica do vestuário dos nobres e burgueses que tinham boa vida. Inicialmente, visto como elemento de distinção social, os sans-cullotes usavam calças compridas e boinas vermelhas. Em geral, representavam os pequenos comerciantes, artesãos, assalariados, camponeses e mendigos do país.








Era do Terror: Na Revolução Francesa, o Reino do Terror, ou simplesmente O Terror, foi um período compreendido entre 31 de maio de 1793 (queda dos girondinos) e 27 de julho de 1794 (prisão de Maximilien de Robespierre, ex-líder dos Jacobinos). Durante esse período as garantias civis foram suspensas e o governo revolucionário, controlado pela facção da Montanha dentro do partido jacobino, perseguiu e assassinou seus adversários (um número indeterminado, entre 16.000 e 40.000 pessoas foram guilhotinadas). O Terror durou aproximadamente um ano, de meados de 1793 a meados de 1794.

O terceiro estado: Na França do Antigo Regime (Ancien Régime) e durante a Revolução Francesa, o termo Terceiro Estado (em francês: tiers état) indicava as pessoas que não faziam parte do clero (Primeiro Estado) nem da nobreza (Segundo Estado), ou seja, eram camponeses, artesãos, comerciantes, profissionais liberais, e burgueses. Esses camponeses com o seu trabalho forneciam alimentos para toda a França, e é esse Terceiro Estado que se rebelará contra a opressão e o fato de pagarem altos impostos e de assim sustentarem o Primeiro e Segundo Estados, que no caso, possuiam o privilégio da isenção de impostos. É importante saber que camponeses e trabalhadores serão muito importantes na Revolução Francesa(1789-1799), mas a liderança dela, caberá à alta burguesia, também desse estado.